Com a mão na massa: aprenda a fazer balas de hortelã
O que acha de estimular […]
15/01/2021O que acha de estimular […]
15/01/2021O que acha de estimular o trabalho em equipe das crianças por meio de uma receita para lá de refrescante e gostosa? Temos certeza de que elas vão adorar saber que é possível transformar plantas nos seus doces preferidos! Por isso, preparamos uma sugestão de receita de balas de hortelã caseiras.
Antes de começar, lembre-se: esta atividade deve ser realizada sempre com a supervisão de um adulto, pois apresenta perigo para os pequenos sozinhos!
Vamos aos ingredientes?
Dica especial: hortelã é uma planta super fácil de ser cultivada em casa! Plantar ervas aromáticas em casa e em família é uma excelente prática, porque proporciona momentos únicos de união, além de contribuir para dar um sabor mais saudável e especial aos alimentos. Pesquise na internet maneiras de cultivar sua própria horta!
Agora, junte a sua equipe de pequenos chefes de cozinha e vamos ao preparo:
PASSO 1 – Coloque a água em uma panela e leve ao fogo. Acrescente as folhas de hortelã para preparar um chá bem concentrado. Ferva por alguns minutos, até que a água fique com uma cor bem forte.
PASSO 2 – Tire as folhas da água. Acrescente o açúcar mascavo e o açúcar cristal ao chá e mexa bem.
PASSO 3 – Acenda o fogo novamente e continue mexendo até que a mistura atinja o ponto de caramelo. Esta é a parte mais difícil da receita, mas você vai conseguir! Primeiro, passe a colher no fundo da panela. Se a colher deixar um “rastro” que permita ver o fundo, tire um pouco da mistura e coloque em um copo com água fria. Se a mistura endurecer e ficar quebradiça, estará no ponto de caramelo.
PASSO 4 – Apague o fogo, despeje e espalhe a mistura por igual sobre uma pedra previamente untada com manteiga.
PASSO 5 – Deixe esfriar. Depois, corte em quadradinhos.
Pronto! Agora, o mais importante: compartilhe as balas com os familiares e adoce o dia de todo mundo aí na sua casa!
Essa é uma atividade que estimula a colaboração e o trabalho em equipe, trazendo uma lição valiosa sobre como é possível alcançar ótimos resultados – e gostosos também! – quando você compartilha o trabalho com aqueles que estão ao seu redor.
E para acompanhar o doce, vamos à dica de filme do mês!
Neste longa metragem, um professor de Ciências Sociais, Eugene Simonet, lança um desafio a seus alunos: fazer um trabalho com o objetivo de mudar o mundo! Mesmo que pareça ousado, o foco principal é incentivar uma participação mais ativa para melhorar o ambiente ao redor de cada um dos estudantes. Já sabe de qual filme estamos falando?
A Corrente do Bem, de 2000!
Peça para a criança assistir ao filme com sua família. Em seguida, conversem sobre como podem melhorar a vida daqueles que convivem com vocês fazendo uma “corrente do bem” ou simplesmente estando mais atentos ao redor.
—
Compartilhe a sua receita conosco usando a hashtag #CrescemosNoNovoMundo e divida esse conteúdo com seus colegas, amigos e familiares por meio das redes sociais!
Contamos com a sua participação!